quarta-feira, 13 de abril de 2011

Memória presente


Desde da época que criei esse blog estou para postar as memórias da casa de minha avó, dizer de suas estruturas, simplicidade e riqueza que é o viver por lá, mas de tão pouco que lembro por eu ter 4 anos que preferi nada postar, pois bem, nesse último final de semana revi a casa que ela morava, não mudou muita coisa, as pessoas continuavam únicas e a natureza agora mais verde 


Vou contar o quão foram esses dois dias:

Logo quando cheguei vi a felicidade estampada em minha avó e ela já foi abrindo os braços para selar o nosso abraço, depois ficou com o olhar penetrante e tão ávido quanto ninguém que não consegui comparar. Avôzinho quando me viu só me disse - "Grande! Que rapaz grande!" -  com um sorrisão de espanto em ver a família na frente dele.

Ficamos até às 6H só conversando das felicidades, e tristezas que pouco mencionavamos por conta do momento de alegria.

No almoço avô olhava para gente e chorava sozinho calado, só em olhar o semblante já comovia à todos, eu fiquei de canto também calado pensando no porquê ele estava tão quieto e chorando, vezes tentava dizer-lhe algo engraçado ao lado de seu ouvido por conta de ter a audição prejudicada, e o resultado era imediato com um sorriso feito criança.

- Ah, como a felicidade é fácil ao lado deles - 

Avó noutro dia corria para lá e para cá, levando avô no portão para ver o povo, preparando o almoço, liberando água da caixa para casa, dando banho no avô, colocando ele para dormir, dando benção às crianças que pediam por todo o dia, chamando gente para ver a filha de São Paulo, contando das boas para o povo da cidade. Ela para mim é o maior e melhor exemplo de amor, vontade que eu tenho de colocá-la no colo e cuidar.

Na hora de ir embora eu fui o último a ser abraçado por ela, logo quando vimos o sorriso e a dor de despedida não aguentamos e ficamos um bom tempo abraçados.

De volta para casa ria com dor, ria por passar um final de semana que esperei 20 anos por ele e a dor por ter que despedir dessa felicidade.

Tenho tanto mais para contar procês, mas não consigo colocar tanta vida num texto.

2 comentários:

  1. Quanta vida que me emociona, até. De verdade, meus olhos até marejaram. Que experiencia maravilhosa, sesu avôs tão longe e o valor que eles tem para você, enquanto uns tem os avôs tão perto e pouco valor dão. Parabéns, pelo texto cheio de emoção e carinho. Cada vez mais é algo que precisa ser incentivado: o carinho.

    ResponderExcluir
  2. A verdadeira face do amor puro. Eu adorei quando li pela primeira vez, adorei mais agora.
    Sinta-se a vontade com esse amor, são só esses que valem cada minuto.

    ResponderExcluir